Produtores de cafés especiais do município de Piatã, na Chapada Diamantina, foram os grandes vencedores da categoria “Pulped Naturals” da Cup of Excellence 2016, principal concurso de cafés especiais do Brasil, de reconhecimento internacional.
No último final de semana, no município de Santo Antonio da Platina no Paraná, aconteceu a grande final desse concurso, quando um juri internacional escolheu os melhores cafés especiais do Brasil nas categorias “Naturals” e “Pulped Naturals”. Nada menos que 19 amostras de cafés cultivados no município de Piatã ficaram entre o 24 melhores do País na categoria “Pulped Naturals”, recebendo a premiação Ganhadores Cup of Excellence”, a principal da categoria, com cafés que obtiveram notas a partir de 86,00, sendo que os nove primeiros colocados foram de Piatã, dos quais os dois primeiros colocados obtiveram nota superior a 90 e foram classificados como cafés presidenciais.
É a quarta vez que um produtor de Piatã conquista o título de melhor café do Brasil nessa categoria. Além disso, outros cinco produtores de Piatã ficaram entre os 10 “Ganhadores National Winners” dessa categoria, que compreende os cafés com notas entre 84,00 e 85,99. Na categoria “Natural” um produtor de Piatã também está os “Ganhadores Cup of Excellence”, tendo ficado em quinto lugar, com a nota 89,82. Nessa categoria o café de um produtor de Mucugê, também na Chapada Diamantina, ficou entre os 11 “Ganhadores National Winners”, obtendo a nota 85,82. Parabenizamos os produtores de cafés especiais da Chapada Diamantina, em especial os de Piatã, e também os de Mucugê, pela excelente performance na edição 2016 do concurso Cup of Excellence. (Informações do Acontece na Bahia)