A Uneb, que está concluindo o semestre 2016.1, chamou as mudanças no semestre de reprogramação, e com o novo fluxo o semestre 2016.2 será substituído pelo 2017.1, que começa no dia 6 de fevereiro. Quem já foi matriculado para iniciar o curso em 2016.2 começa agora como sendo aluno ingresso em 2017.2 (cerca de mil estudantes estão nessa condição), outras 445 vagas serão oferecidas pelo Sisu.
“Esse é parte dos esforços da gestão de minimizar os efeitos de paralisações de diferentes segmentos que a universidade vivenciou nos últimos dois anos. A principal mudança é que haverá uma inversão do ingresso que historicamente é maior no primeiro semestre e menor no segundo e agora vai mudar”, explica a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Kathia Marise Sales.
Sisu
A Adesão ao Sisu, que é um sistema informatizado que oferece vagas em instituições públicas de todo o país, para ao ingresso no início do ano ocorre por conta da falta de tempo e de recursos para a realização de dois processos seletivos no ano, segundo a pró-reitora. Em 2018, há uma expectativa de que ocorra dois processos seletivos, mas é algo ainda estudante pelo conselho universitário.
“A gente vem ampliando a adesão ao Sisu, que era de 10% e agora já é 40%, mas é uma discussão que ainda não foi vencida na universidade por conta do receio do preenchimento das vagas, principalmente no interior do estado”, explica Kathia. Entre as 445 vagas que serão ofertadas no próximo semestre há 30 de medicina e de cursos novos.
A capital tem 582 vagas, 15 delas para Medicina. Os cursos de Pedagogia em Savador e Direito em Itaberaba São os que oferecem o maior número de vagas, 50 cada um e os cursos de Engenharia, em diferentes áreas, reservam 251 oportunidades. Há uma tabela no edital com o quadro completo de vagas.
Neste ano, o processo seletivo está trazendo dois novos cursos. Os candidatos agora vão poder concorrer também às graduações em Medicina Veterinária, no Campus IX, em Barreiras, que ofertará 40 vagas, e em Administração, no Campus III, em Juazeiro, que será oferecido na modalidade semipresencial, com oferta de 40 vagas.
De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os cursos da Uneb que têm o melhor conceito (nota 4 no Enade, que vai de 1 a 5) são os cursos de Sistema de Informação, no Campus de Salvador, que reserva 40 vagas; os cursos de licenciatura em Ciência da Computação em Salvador e Teixeira de Freitas; e os cursos de História de Eunápolis e Caetité.
Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. Os candidatos indígenas precisam especificar a que comunidade étnica pertencem, conforme opções constantes do formulário de inscrição deste Processo Seletivo, e devem comprovar a sua vinculação étnica por meio de declaração expedida por organização indígena devidamente reconhecida.
Solicitação de isenção da taxa
Os interessados em pleitear isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2017.2 devem se inscrever no site www.vestibular2017.uneb.br entre os dias 13 e 19 de dezembro.
O pedido de isenção será efetivado após o pagamento do valor de R$ 5 (referente a custeio operacional), que deve ser realizado até a data de vencimento. Os candidatos que solicitarem o benefício, mas não forem contemplados, podem descontar os R$ 5 da taxa de inscrição do vestibular. De acordo com o edital, têm direito ao benefício estudantes de baixa renda oriundos da rede pública de ensino.
Na UNEB, têm direito à isenção funcionários do quadro efetivo e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), ocupantes de cargo temporário, terceirizados, independente do nível de instrução e seus dependentes (cônjuge e filho), além de servidores à disposição que não sejam portadores de diploma de curso superior. Servidores de outras universidades estaduais da Bahia também podem fazer a solicitação. A relação de isenções concedidas será divulgada até o dia 11 de janeiro. (Correio 24 horas)