O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, no início da noite desta segunda-feira (12), por unanimidade, manter o indeferimento da candidatura de Marcos Airton Alves Araújo, o Marcão (PRB), à prefeitura de Lençóis, na região da Chapada Diamantina. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do órgão ao bahia.ba.
Há cerca de 15 dias da posse dos gestores eleitos em 2016, o município ainda não sabe quem será o comandante pelos próximos quatro anos. Com a decisão da Corte Eleitoral, a expectativa é de que a segunda candidata mais votada no pleito municipal deste ano, Vanessa Senna (PSD), assuma a prefeitura.
No entanto, após a publicação da sentença no Diário da Justiça Eletrônico do TRE, nesta terça (13), ainda caberá recurso e só o Tribunal Superior Eleitoral deve decidir se a autora do pedido de impugnação vai assumir de imediato ou se novas eleições serão convocadas.
Em outubro, Marcão teve 2.411 votos, enquanto a concorrente conseguiu 2.341. O republicano teve a candidatura considerada inapta após ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ele responde na Justiça por fraude, além de ter três contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Lençóis, no período em que comandou a cidade, entre 2009 e 2012.
De acordo com dados do TRE-BA, Marcão também enfrenta processo por abuso de poder econômico, abuso de poder político/autoridade e captação ilícita de votos. (As informações são do Bahia.Ba via Chapada Notícias)