O município de Andaraí, na Chapada Diamantina, criou na última terça-feira (13 de dezembro) o Parque Municipal de Andaraí Rota das Cachoeiras (PMRC), conforme publicação em seu Diário Oficial. A intenção é de proteger a fauna e flora local, o patrimônio ambiental dos Rios Piabas e Unas, além do uso controlado dos recursos naturais e das explorações, como as turísticas, nessa região, por exemplo.
A visitas aos mais de 9 mil hectares de área só poderão ser feitas de acordo com às normas e restrições estabelecidas em um Plano de Manejo que deve ser desenvolvido pelo poder público em breve. Inclusive, deverão ser estipuladas taxas de visitação para os turistas. Já as pesquisas científicas terão que aguardar uma autorização prévia do órgão gestor, no caso a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), para saberem se podem ou não ser realizadas no PMRC.
A área do PMRC conta com territórios importantes para a economia local que anteriormente faziam parte de municípios como Itaetê e Nova Redenção. O próprio parque é, em si, uma forma de aumentar os rendimentos com o turismo local. Esses municípios que tiveram parte de seus territórios anexados à Andaraí se queixam da perda de poder econômico com a mudança.
Segundo nota oficial do secretário de Meio Ambiente do município, Dário Magalhães Dias, “as mudanças territoriais têm trazido grande impacto na economia local e a criação do Parque Municipal e a infraestrutura que será realizada impulsionará o desenvolvimento do turismo local com sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais”. (Jornal da Chapada)