Um esboço sobre as mudanças nas regras previdenciárias foi apresentada pelo relator da reforma da Previdência Social, deputado Arthur Maia (PPS-BA), na manhã desta terça-feira (18). A proposta final apenas será apresentada nesta quarta-feira (19), podendo ocorrer novas alterações.
Contrapondo a proposta original de estabelecer um dia de mínima para ambos os gêneros, de 65 anos, a as mulheres passariam a ter idade mínima menor: 62 anos. Os homens continuariam com o mínimo de 65 anos. O tempo mínimo de contribuição de 25 anos para ambos os gêneros foi mantido. As regras valeriam tanto para o setor privado (INSS) e para os servidores públicos, que possuem regimes próprios.
A idade mínima para mulheres era um dos principais impasses para o fechamento do relatório sobre a reforma. De acordo com informações do G1, a questão teria sido acordada em um café da manhã que o presidente Temer ofereceu nesta terça (8) a líderes e à base governista da Câmara para tratar do assunto. O texto seria apresentado nesta terça, no entanto, o relator Arthur Maia recebeu mais tempo para fechar o texto. Além da idade mínima, a regra para benefício integral passaria de 49 anos para 40 anos, a aposentadoria rural passaria a ser concedida com 60 anos de idade com 20 anos de contribuição, em vez de 65 anos de idade com 25 anos de contribuição, dentre outras mudanças. (Bahia Notícias)