
Uma comitiva da secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estiveram neste sábado (20), na zona rural de Mucugê, na Chapada Diamantina. De acordo com o titular da Sema, Geraldo Reis, “a visita técnica permitiu fazer um mapeamento sobre a crise hídrica no município, o que vai servir de embasamento para pautar políticas públicas ambientais na região”.
Durante a visita, Reis, acompanhado do diretor de regulação do Inema, Leonardo Carneiro, e do diretor de águas do Inema, Eduardo Topázio, avaliou a vazão de água da barragem Caibaté, conheceu a barragem Campinas, e verificou também a situação do Rio Capãozinho. A comitiva dialogou com os produtores do Agropolo Mucugê/Ibicoara, na sede da Fazenda Igarashi, visitou as unidades de beneficiamento do tomate, batata inglesa e tomate uva, e conheceu algumas ações de sustentabilidade que são feitas pelo empreendimento na região, a exemplo do reaproveitamento da água que é utilizada para lavar as batatas.
Conforme o site da Sema, também fez parte da agenda de trabalho, a visita ao projeto experimental da Vinícola Pivot 30, que já está cultivando, em pequena escala, dez variedades de uvas, entre elas, a uva Cero e a Carbenet Sauvingon. A comitiva contou com a participação do coordenador geral do Agropolo Mucugê/Ibicoara, Evilásio Fraga, da assessora de relações institucionais da Sema, Seiva Carvalho, e de outros produtores que integram o Agropolo. Chapada News com informações da Sema
Confira mais momentos da Visita da Comitiva