O Vasco foi condenado à perda de seis mandos de campo na série A do Campeonato Brasileiro e ao pagamento de multa de R$ 75 mil, em julgamento realizado nesta segunda-feira (17) pela primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de janeiro. A punição é consequência do tumulto ocorrido após o jogo com o Flamengo, no último dia 8, quando torcedores vascaínos atiraram objetos no campo e entraram em conflito com a Polícia Militar, dentro e fora do estádio. Um torcedor morreu na ocasião.
A comissão manteve a interdição do Estádio de São Januário, que já havia sido determinada pela presidência do Tribunal. Também o Flamengo, que venceu o jogo naquele dia, foi multado em R$ 5 mil porque um de seus torcedores atirou uma lata no gramado. Os dois clubes têm direito a recorrer ao plenário do STJD, assim como a Procuradoria do Tribunal, responsável pela acusação.
Com a perda de mandos de campo, o Vasco terá que jogar a 100 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, onde fica sua sede. Com isso, o time poderá marcar seus jogos no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, a 120 quilômetros da capital, local que os clubes cariocas costumam utilizar como alternativa para suas partidas quando não podem jogar em casa.
O Vasco responsabiliza a Polícia Militar pela violência generalizada dentro e fora de São Januário após o jogo com o Flamengo, por ter atirado bombas de gás contra os torcedores nas arquibancadas. A morte do torcedor, atingido por um tiro em ruas próximas ao estádio, ainda não foi esclarecida. Já a polícia acusa o Vasco de não ter tomado providências que lhe cabiam para garantir a segurança da partida.
Neste domingo (16), já como punição pelos incidentes, o Vasco teve que jogar com o Santos no Estádio do Botafogo, o Engenhão, zona Norte do Rio. O resultado foi um empate em 0 a 0. Os dois próximos jogos do clube serão fora de casa, contra o São Paulo, nesta quarta-feira (19), e contra o Atlético Mineiro, no domingo (23). O time só voltará a jogar no Rio pela 17ª rodada, na segunda-feira (31), contra o Atlético Paranaense.
Na noite desta segunda-feira, Botafogo e Sport encerraram a 14ª rodada da série A do Brasileirão, em partida disputada no Engenhão. A vitória foi do Botafogo por 2 a 1, com gols de Rodrigo Lindoso e Guilherme, para os cariocas, e Rithely, para o Sport. Com isso, o Botafogo agora é o sexto colocado da tabela do campeonato com 22 pontos e o Sport ocupa o oitavo lugar, com 21. O líder é o Corinthians, com 36 pontos.(Correio 24 horas)