O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) contratou mais 30 brigadistas na última terça-feira (2) formando um efetivo de 42, que estão sendo distribuídos entre as bases de Palmeiras, Mucugê e três mirantes. Pela primeira vez o PNCD conta com uma base própria para sua brigada de incêndios florestais em Mucugê, inaugurado na mesma ocasião, e deu início ao Sistema de Mirantes.
A ação é resultado do processo de regularização fundiária da Unidade de Conservação (UC), que adequou uma das edificações da área indenizada para receber os brigadistas e os equipamentos. Assim, o PNCD avança nos esforços de combate, passando a operar com duas bases. A recém-inaugurada e a já existente em Palmeiras.
De acordo com o gerente do fogo do PNCD, Luiz Coslope “Mucugê possui uma localização centralizada, portanto, estratégica. Isso otimiza, consideravelmente, o tempo de resposta de combate nas localidades leste e sul do Parque”. A boa localização já foi comprovada em outros anos, como em 2016, quando foi firmada uma parceria com a prefeitura municipal, que cedeu uma casa para esta finalidade.
Monitoramento de incêndios
O Sistema de Mirantes é uma das principais formas de evitar com que o fogo se alastre e cause grandes prejuízos ambientais. Por isso, a partir de agora, a Unidade de Conservação dispõe de três pontos destinados ao monitoramento de incêndios, que estão localizados em Guiné (Mucugê), Capa Bode (Mucugê) e Pico da Batávia (Ibicoara). Cada um conta com uma dupla de brigadistas de plantão diariamente, responsável por acionar a base a qualquer sinal de fogo.
O Instituto de Conservação do Meio Ambiente e Biodiversidade Chico Mendes (ICMBio) contrata todos os anos, temporariamente, um efetivo de 42 brigadistas que são distribuídos entre as bases de Palmeiras, Mucugê e os mirantes. Este ano, o diferencial, além da base própria em Mucugê, será o efetivo de 48 brigadistas que serão contratados até o mês de setembro. “Devido à forte seca que acometeu a região no primeiro semestre, conseguimos um adicional de contratação de seis brigadistas, que foi realizada no mês de abril”, explica Coslope. (Jornal da Chapada com informações da assessoria do PNCD).