Tratar água e esgoto para prevenir doenças, promover saúde e proporcionar qualidade de vida. Com estes objetivos a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) firmou na última sexta-feira (01) convênios de cooperação com 27 municípios da região de Irecê, de forma a contribuir para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), conforme manda a lei federal de nº 11.445/2007.
Na lista das cidades beneficiadas estão: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Carfanaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Ourolândia, Piritiba, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, Tapiramutá, Uibaí, Umburanas e Várzea Novo. Presente no ato, o chefe da Sihs, Cássio Peixoto, destacou que essa celebração, através de gestão associada com a Embasa e entes federados, possibilitará o fortalecimento do pacto federativo brasileiro de saneamento.
“Afinal, proporcionarão não apenas a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, mas viabilidade técnica e econômica-financeira, com metas estabelecidas e acima de tudo investimentos, que serão revestidos em serviços de excelência com sustentabilidade, contribuindo para a universalização e melhora da qualidade de vida”, comemorou Peixoto, frisando que a Embasa e a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), bem como técnicos da Sihs e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), terão papéis fundamentais neste processo.
“Todo suporte técnico para que o abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário sejam cumpridos será dado por nós”, garantiu o titular da Sihs.(Bahia Notícias)