As inscrições para as vagas remanescentes da edição do segundo semestre do Financiamento Estudantil (Fies) 2016 começam a partir desta segunda-feira (22) e devem ser feitas na página do FiesSeleção na internet. Os prazos variam de acordo com a condição do estudante.
Para o estudante não graduado que tenha sido pré-selecionado na seleção regular do Fies e não tenha firmado o contrato de financiamento, o período de inscrição vai entre 22 a 28 de agosto. Para o graduado, o prazo vai entre 26 e 28 de agosto.
Já para estudante não graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que não está matriculado, o período varia de 29 de agosto a 5 de setembro. Para o graduado, o prazo é de 2 de setembro a 5 de setembro.
Os períodos de inscrição mudam para os alunos que estão matriculados em instituições de ensino superior. Para os graduados, o prazo vai entre 29 de agosto e 2 de dezembro. Para os não graduados, o período é de 2 de setembro a 2 de dezembro.
Poderão concorrer às vagas remanescentes os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tenham média geral mínima de 450 pontos, não tenham zerado na redação, e ainda, possuam renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
Depois de se inscrever no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies – Sisfies e concluir a inscrição nos dois dias úteis subsequentes.
Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total, se inscreveram 294 mil pessoas. O MEC ainda não informou quantas vagas foram preenchidas.
O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.