Uma vaca de uma fazenda em Poções, no sudoeste baiano, é dona de uma façanha que ocorre a cada 100 mil vezes na espécie. O animal pariu três bezerros de uma só vez, chamando a atenção de criadores e veterinários. Jabute, com a vaca é chamada, chegou na fazenda Boa Sorte em Poções há três anos e na primeira gestação, ela deu uma cria.
Ao Bahia Rural, o veterinário Diego Alves informou que o fato chamou atenção também pela boa saúde das crias. Mesmo sendo trigêmeas, as bezerras nasceram com cerca de 25 quilos. Como são fêmeas, a probabilidade é que elas tenham vida reprodutiva comum. “Se um dos animais fosse macho, as outras duas poderiam receber hormônios masculinos e ficar estéreis na vida reprodutiva”, disse o veterinário.
Ainda segundo o profissional, em caso de parto com duas crias a proporção é de 1 a cada 10 mil vezes. Na bovinocultura, em 95% nos casos, o parto é de apenas uma cria. Além das três crias, Jabute, que é da raça Girolândia, também é boa de leite. Por dia, chega a gerar 25 litros. (Bahia Notícias)