É do conhecimento de todos que o Brasil atravessa uma severa crise econômica e, por conta disso, os prefeitos dos pequenos e médios municípios estão remando contra a maré. Entretanto, a forma que cada município tem encontrado pra driblar esse momento faz a diferença.
O município de Piatã, com pouco mais de vinte mil habitantes, como todos os outros municípios pequenos do interior baiano, mais de 90% de suas receitas dependem dos governos Federal e Estadual. E com o atual cenário econômico, esses recursos vêm diminuindo a cada dia, e piorou significativamente nos últimos dois meses.
Segundo o Secretário de Administração e Finanças do município, o economista Marcos Paulo, o momento é crítico: “estamos enfrentando muitas dificuldades com os repasses dos governos; para que se tenha uma idéia, até o momento, ainda não recebemos os valores de Agosto e Setembro das AIH do Governo do Estado, referente às internações do hospital Municipal; tivemos também uma grande redução nos valores repassados pelo Governo Federal com referência ao SUS e os programas de Assistência Social.”
Marcos Paulo afirma ainda que na educação também não é diferente: “se compararmos os repasses do FUNDEB, a situação é ainda mais crítica, pois de Janeiro a Agosto de 2017, recebemos o valor de R$111.760,56, menor que no mesmo período do ano passado; entretanto, é preciso destacar que nesse período houve aumento do piso salarial dos professores dado pelo governo, a inflação acumulada cresceu e o salário mínimo aumentou; portanto, a redução do repasse é muito prejudicial, pois a receita diminuiu, e a despesa aumentou”.
Mesmo diante de todas as dificuldades, o prefeito Edwilson Oliveira Marques e sua equipe não desanimaram e continuaram a batalha diária pra entregar os serviços essenciais ao povo piataense. “Sabemos das dificuldades, mas é nesse momento que aparecem os verdadeiros gestores, os que sabem fazer mais com menos, porque fazer muito quando se tem muito recursos, é fácil”, palavra do Prefeito Ed, como é conhecido pela população.
“Foram mantidos todos os serviços de saúde e de transporte na zona rural, uma das marcas da minha gestão no meu primeiro mandato, bem como uma educação de qualidade. Eu e minha equipe estamos indo mensalmente a Salvador atrás dos poucos recursos e projetos que ainda existem. Diminuímos os gastos com festas, diárias, gratificações, reuniões e, com a economia desses recursos, estamos fazendo pequenas obras de melhoria no município”, continuou o prefeito Ed.
Se a crise fosse um vulcão, poderíamos dizer que os meses de Agosto e Setembro é o momento que ele entra em total erupção, mas, mesmo assim, o município de Piatã não parou.
Em Parceria com o Deputado Federal Félix Júnior ( PDT) foram entregues mais de 6.000,00 metros de canos a diversas comunidades e começou a segunda etapa de pavimentação do Bairro Tangará.
E, com os recursos próprios do município, a administração também realiza uma série de obras, a exemplo da instalação de poços artesianos nos povoados de Passagem/Bela Sombra e Salitre; recuperação da área do Galpão da Prefeitura no Bairro do Tangará; construção do pátio para estacionamento dos ônibus escolares; começou a construção da estrada que liga o povoado de Vereda Velha aos picos no município de Boninal; manutenção dos prédios do PSF Adercio Novais e Secretaria de Agricultura; início da revitalização da Praça Vigário Souza na sede do município; aquisição de 100 túneis para coleta de lixo; construção da creche no Distrito Sede; concluiu a pavimentação que liga a rua Antônio José de Brito com a BA 242; está em andamento a revitalização do acostamento da BA 242, que dará mais segurança aos pedestres; revitalização da entrada principal da sede do município e a manutenção da iluminação pública em todo o município.
Além dessas obras, neses dois últimos meses, o Prefeito Ed com sua equipe buscou viabilizar, junto aos governos federal e estadual, vários projetos para o município: a construção de um novo Hospital Municipal; ampliação da UBS do
Distrito de Cabrália; recuperação total da BA 560 que liga a Sede ao Distrito de Inubia; duas novas creches, para os Distritos de Inubia e Cabrália. Em parceria com o SEBRAE, assinou um contrato para implantação do REDESIM, que vai agilizar a abertura de novas empresas no município e o projeto Morangos da chapada. Através da Secretária de Meio Ambiente, fez a distribuição de várias mudas ornamentais para as escolas.
Como incentivo ao esporte e a Cultura, começou no mês de Setembro o campeonato municipal, com times da sede, distritos e zona rural; realizou um torneio de futebol com times infantis do município de Piatã, Boninal e Palmeiras; construiu um novo campo de futebol no povoado do Piauí; manteve a tradição dos desfiles cívico de 7 de Setembro.
Ainda que o cenário econômico não favoreça, o secretário Marcos Paulo mostra-se otimista: “essas ações que conseguimos realizar nos últimos dois meses, mesmo com as limitações financeiras, evidenciam que não podemos parar; temos que enfrentar a crise com muito trabalho, priorizando as obras mais essenciais e direcionando as despesas para o que for mais necessário à população”.

















