Nesta quarta-feira (18) acontecerá um ato público contra a liminar que limita as atividades dos profissionais de Enfermagem na Atenção Básica, na cidade de Seabra. Será na Praça da Bandeira, às 08:00 horas e contará com a participação de toda a comunidade e principalmente de todos os enfermeiros de Seabra e região, técnicos de enfermagem e estudantes de enfermagem.
O Conselho Federal de Medicina entrou com uma ação judicial contra a união proibindo os enfermeiros de solicitarem exames. Com isso, uma recente decisão da 20ª Vara da Justiça Federal de Brasília altera o cotidiano dos profissionais de enfermagem. De acordo com a liminar expedida pelo juiz Renato Borelli, agora, enfermeiros não podem mais requisitar consultas e exames na atenção básica de saúde ou revalidar receitas médicas. O argumento usado para a liminar judicial é de que essas são funções específicas dos médicos.
Algumas entidades se posicionaram contra a medida e acreditam que a liminar contribui para o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Com essa restrição, o município de Seabra, pela rede SUS, está deixando de fazer em média 424 preventivos mensais em todas as unidades do município, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites virais), pré-natal, mamografias entre outros, e só quem perde é a população. Diante disso, o movimento “Basta Sou Enfermeiro e Mereço Respeito”, que é a nível nacional, está organizando e articulando esse ato público em Seabra e região. Praça da Bandeira, dia 18 (quarta-feira), às 08:00 horas. Chapada News