A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) inaugura, nos meses de novembro e dezembro, policlínicas regionais nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê e Jequié. Apesar de representarem um importante acréscimo ao sistema de saúde baiano, não basta ir até as policlínicas para fazer os exames ou ter acesso às consultas. O atendimento será realizado apenas a partir de um agendamento prévio, de responsabilidade das secretarias de Saúde dos municípios consorciados.
De acordo com a Sesab, os equipamentos estão preparados para receber pacientes que não necessitem de cuidado e avaliação imediata do especialista, ou seja, as unidades não atenderão casos de urgência ou emergência. “É importante saber que todo paciente encaminhado para as policlínicas deverá permanecer em acompanhamento com a equipe de Atenção Básica”, ressaltou a pasta em nota. Para facilitar o acesso, serão disponibilizados micro-ônibus que transportarão os moradores das regiões até as policlínicas.
A primeira inauguração acontece na próxima sexta-feira (17), em Teixeira de Freitas. Para as quatro primeiras unidades lançadas, o governdo do Estado investiu cerca de R$ 100 milhões, metade para a construção dos equipamentos, metade na aquisição do maquinário, “para equipá-las com o que há de mais moderno em medicina no mundo”, como explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.