Após “burburinhos” pela cidade, de que a água fornecida pela EMBASA (Empresa de Abastecimento de Água) estava com um alto teor de cloro e até mesmo populares procurarem a empresa para esclarecimento do assunto, a empresa emitiu uma nota esclarecendo o que está acontecendo com a água.
EMBASA: “Fomos informados de um vídeo que está sendo divulgado nas redes sociais questionando a coloração da água fornecida no município de Seabra, comparando a água com leite, questionando que isso aconteça pelo excesso de cloro no tratamento.
1° O tratamento da água passa por várias fases. Sendo elas: coagulação, floculação, decantação, filtração e finaliza com a desinfecção e fluoretação.”
2° Na penúltima etapa, utilizamos cloro, o produto químico utilizado por todas as empresas de saneamento. A função do cloro é eliminar as bactérias e outros microorganismos presentes na água.
3° O padrão de qualidade da água distribuída e a frequência de analises obedecem os padrões estabelecidos pelo Ministério de Saúde. São monitorados 59 pontos de coleta de água, distribuídos por todo o município, além de a empresa ser monitorada por órgãos externos como a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e Agersa (agência Reguladora de Saneamento do Estado da Bahia).
4° A coloração esbranquiçada não está ligada a quantidade de cloro colocada na água, que passa por monitoramento a cada 2h na Estação de Tratamento e também nos pontos de distribuição. A situação ocorre em lugares em que existe elevada pressão, o que faz com que gases presentes na água sejam liberados em forma de bolhas, na hora em que a torneira é aberta, mas alguns minutos depois a coloração volta ao normal.”
Com a nota emitida pela EMBASA, é possível notar que a água se encontra normal, somente com uma alteração na coloração por causa pressão com a qual ela chega nas residências. Mas mesmo assim, a empresa se coloca à disposição, dizendo que caso alguém note alguma anormalidade, que poderá os contactar através do telefone 0800 0555 195, pelo site www.embasa.ba.gov.br ou na Rua Franklin Queiroz, s/n.