A Embasa, empresa do governo da Bahia, publicou nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial do Estado a homologação do resultado final da licitação Concorrência Nacional Nº 061/2017. A publicação tem como objeto a contratação da empresa Tecta Engenharia Ltda para executar as obras de implantação do esgotamento sanitário de Brotas de Macaúbas.
A decisão do Conselho de Administração da Embasa autorizou ainda a celebração do contrato. Serão investidos R$ 6.988.371,24, no prazo de 540 dias. O prefeito Litecílio Junior (PT) destacou o impacto da obra para a população e para a área ambiental, ressaltando que o município faz parte da Bacia do Rio São Francisco.
“É uma luta histórica do município que, além de contribuir com a saúde da população, terá um impacto ambiental importante porque beneficiará as comunidades que estão no entorno do Riacho Grande e, consequentemente, o Velho Chico”, comentou Junior que, em outubro de 2017, acompanhou o processo licitatório na sede da Embasa em Salvador.
De acordo com a deputada Neusa Cadore (PT) a obra é fundamental para a população. “Esse é um dos investimentos essenciais para garantir saúde e qualidade de vida para os brotenses, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. É uma vitória para Brotas”, afirmou a deputada.
Neusa também destacou o empenho do prefeito Junior, do deputado federal Afonso Florence e o compromisso do governador Rui Costa. A parlamentar lembrou que obra tinha sido autorizada na época pelo governador Wagner, mas por causa de problemas no projeto houve a necessidade de ser corrigido.
Em 2017, Neusa e o prefeito Junior participaram de uma audiência com o governador Rui Costa (PT) que conseguiu destravar o projeto junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
Lino Filho – Ascom Neusa Cadore