Duas crianças de Wenceslau Guimarães, internadas na última semana com suspeita de malária, receberam alta do Hospital Manoel Novais, em Itabuna, nesta segunda-feira (23). Os casos fazem parte do surto localizado da doença que já tem 21 casos confirmados no município do sul do estado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com o prefeito da cidade, Carlos Alberto Liotério dos Santos (PRB), duas pessoas com a suspeita de terem a doença já foram a óbito, mas até agora apenas um caso de malária está confirmado.
“Em um dos casos, um homem morreu na estrada e não foram recolhidos amostras para comprovar se a causa da morte é a doença”. O outro óbito foi da paciente Luciene Sousa dos Santos, 31 anos, que morava em Chico Lopes, área rural do município que concentra as ocorrências. Apesar do número de casos na cidade ser superior a média anual de registro da doença em toda a Bahia, o prefeito Carlos Alberto acredita que a situação está sob controle.
“Estamos tomando ações direcionadas para o bloqueio da malária e já vemos os resultados”, comentou o prefeito ao citar ações como a neutralização do mosquito vetor da doença como medida. “Fizemos um levantamento que coletou 304 amostras de sangue de pessoas que estão nos entornos da região de Chico Lopes. Todas as amostras deram negativo”, argumenta o gestor que completa: “Neste momento não existe perigo nenhum de novos casos de malária em Wenceslau Guimarães”.(BN)