Uma parceria do Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com os municípios, está lançando o programa Programa Internet para Todos. O programa pretende levar conectividade para 40 mil regiões do Brasil que ainda não contam com acesso à internet.
O intuito do programa é a inclusão digital de populações que, seja por hipossuficiência econômica ou por não dispor de serviços de internet em sua localidade de residência, não conseguem contratar serviços de internet de Banda Larga.
Entretanto, o serviço de Banda Larga prestado não será gratuito a toda a população dos municípios atendidos, mas funcionará a preços reduzidos. “Muitas vezes a empresa tem um ônus grande para manter essa infraestrutura. Então, a empresa que atender essas localidades, por ter essas garantias e isenções, pode oferecer um produto com um preço menor”, explicou Bernardes.
Estas empresas estão sendo cadastradas pelo Ministério e elas indicam a localidade de interesse para prestar o serviço, assim como, comprovam documentalmente que têm a capacidade de prestar um serviço cumprindo os requisitos previstos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A segurança do terreno onde a antena será instalada bem como despesas de energia elétrica devem ser arcadas pelas prefeituras. Com o objetivo de reduzir os custos na execução do programa os gestores podem encaminhar à câmara de vereadores local um projeto de lei que isente a operação da cobrança de Imposto.
Confira a lista:
- André Alves;
- As Lagoas;
- Assentamento Reunida F. S.;
- Baixa Do Juriti;
- Boca Da Mata;
- Caatinguinha;
- Cachoeirinha;
- Canabrava;
- Cerco;
- Duas Barras;
- Esconcio;
- Lagoa Seca;
- Lapa Doce;
- Matinha;
- Mulungu Da Zabele;
- Mulungu Dos Pires;
- Mulungu Dos Pires II;
- Olhos D’agua;
- Pau Dalho;
- Pratinha;
- Queimadas I;
- Quixaba;
- Rio Verde;
- Santissimo;
- Sao José;
- Várzea;
- Vereda;
- Zabelê;
- Zabelê II.