Durante a fiscalização de barragens realizada por deputados estaduais foi relatado que uma barragem em Paramirim, no sudoeste baiano, recebe dejetos hospitalares. O caso se refere à Barragem do Zabumbão e foi divulgado nesta terça-feira (6) durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia.
“Nós sentimos até o mau cheiro. Quando perguntamos aos representantes da Embasa se aquilo era normal, no primeiro momento disseram que era normal. Depois, disseram que a água do rio estava recebendo dejetos de hospitais. Isso é grave”, declarou o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, José de Arimateia.
Ao Bahia Notícias, o presidente da Câmara de Paramirim, George Luiz Magalhães, afirmou que o problema tem origem no município vizinho de Érico Cardoso, onde uma vistoria constatou o problema. “Eu fiz um requerimento aos órgãos, Codevasf, Embasa, governo do Estado, para tomar as providências cabíveis. Eles fizeram uma visita in loco e constataram que os dejetos de Érico Cardoso, que fica acima da barragem, estão caindo na água de Paramirim por falta de saneamento básico”, disse o edil.