A convite do Sebrae Minas Gerais, o gestor do projeto de turismo, horticultura e cafeicultura na regional do Sebrae em Irecê, Heitor Ferrari Marback, participou da 5ª Feira de Turismo do Vale do Aço, em Ipatinga (MG) entre os dias 26 e 28 de setembro para apresentar o case de sucesso do desenvolvimento e implantação da Rota das Frutas Vermelhas. Esta rota turística, junto com a do Café, estão sendo implementadas em Mucugê, na Chapada Diamantina.
Criar destinos turísticos inteligentes é o principal objetivo da integração dos projetos na regional do Sebrae. O projeto na Chapada, que começou no segundo semestre deste ano, já colhe os frutos da iniciativa. Marback falou especificamente sobre o Sítio Frutas Vermelhas que, além de produzir morangos, amoras pretas e framboesas, já está recebendo turistas e conseguiu direcionar toda a sua produção para venda direta aos visitantes.
Eles vendem frutas ‘in natura’, mas também congelados, licores e geleias. O cultivo de frutas vermelhas começou após o proprietário participar de uma palestra do Sebrae e desenvolver sua identidade visual, rótulos e embalagens através de solução Sebraetec. O gestor do Sebrae falou ainda sobre o Sítio do Galera, que integra o projeto.
Parcerias
Para a criação das rotas turísticas, além da contratação de uma empresa especializada, o Sebrae tem buscado fazer parcerias com o poder público. Foi o caso da prefeitura de Mucugê, que aceitou o desafio de alavancar a economia da região integrando duas áreas de destaque: horticultura e turismo.
“Foram selecionados dois produtores de frutas vermelhas e cinco de café, na região de Mucugê, para implantar as rotas das Frutas Vermelhas e do Café. Vale reforçar que a prefeitura de Mucugê abraçou a ideia da criação dessas duas rotas por entender que são de grande importância para o desenvolvimento local”, afirma o gestor do projeto na região, Heitor Ferrari Marback.