Cada homem ignora o que a companheira diz 388 vezes por ano em média. O dado foi identificado em um levantamento da empresa Scrivens Opticians & Hearing Care, rede com mais de 170 clínicas auditivas e oftalmológicas no Reino Unido.
Esses episódios acontecem devido ao chamado ouvido seletivo, acionado automaticamente quando o que é dito não interessa a quem escuta. De acordo com os pesquisadores, as mulheres acionam menos o mesmo dispositivo de seleção 339 vezes por ano.
Para chegarem aos resultados foram analisados o comportamento de dois mil adultos. Mais da metade deles disse que se preocupa ou se incomoda com o “ouvido seletivo” do companheiro, diz reportagem do site “Unilad”.
Os médicos acreditam que os dados da pesquisa podem, na verdade, esconder um diagnóstico. Muitos dos que justificam com o argumento do “ouvido seletivo” teriam, na verdade, problemas de audição. Um terço das mulheres entrevistadas dizem que os parceiros tentar ler os lábios delas, porque não conseguem ouvir o que estão dizendo.