Com foco no controle e prevenção da Covid-19, a prefeitura de Utinga, na Chapada Diamantina, administrada pelo prefeito Joyuson Vieira, emite novo decreto nesta sexta-feira (20) com mais demandas de contenção da propagação de infecção e transmissão local do coronavírus. Esse decreto cita demandas que vão desde ao atendimento aos órgãos públicos até restrição de vendas de mercadorias na feira local. Fica vedada, por exemplo, a comercialização de roupas, calçados, eletrônicos, comidas processadas, utensílios domésticos, tudo mais que não seja perecível.
O documento informa que o atendimento aos órgãos públicos deverá ser agendado por meio do telefone da Secretaria Municipal de Saúde (75) 3337-1132. Já sobre a notificação de casos suspeitos pelo novo coronavírus, o número disponibilizado é o whatsapp (75) 98863-2296. Ainda no decreto, a gestão de Joyuson solicita a frequência de higienização das redes bancárias ou estabelecimentos que disponibilizem terminais de autoatendimento.
Outro destaque do novo decreto é a comercialização de produtos nas feiras livres. O documento assegura apenas a venda de produtos perecíveis: frutas, verduras, tubérculos (aipim, batatas, amendoim e similares) e carnes. Proíbe também a entrada de feirantes, vendedores ambulantes e similares vindo de outra região.
“A prefeitura tem trabalhado para conscientizar a população sobre a prevenção e sintomas do Covid-19, além de estar preparada para a possibilidade de surgimento de casos da doença no município”, ressalta a administração do município chapadeiro em publicação nas redes sociais. As medidas foram definidas em reunião do comitê técnico para o combate ao novo coronavírus. Utinga teve um caso suspeito com teste negativo. Com informações do JN.