Na madrugada da última quarta-feira (10), um paciente de 40 anos, cardiopata, proveniente da cidade de Guajeru, morreu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, após ter o atendimento negado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Claudio Feres, relatou que, antes, a cidade de Vitória da Conquista possuía uma central de regulação de leitos, que atendia as regiões sudoeste e oeste de forma mais rápida.
“No final de abril, o Estado decidiu acabar com essas centrais regionais e levar tudo para Salvador, centralizando toda a regulação do estado. Isso tem causado em toda Bahia um transtorno na regulação, gerando imensos problemas”, protestou.
Além disso, o secretário pontuou que tem tido dificuldade para transferir pacientes internados no próprio hospital para a UTI Municipal, apesar das vagas disponíveis. “Foi uma decisão administrativa para reduzir recursos, mas estamos sofrendo para manter contato com a central de regulação estadual. Toda Bahia está sofrendo com esse novo modelo na regulação de pacientes”. O município enviou um ofício ao secretário de saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e ao governador Rui Costa. Até o fechamento da nota não houve pronunciamento dos representantes do Estado.