O município de Rio de Contas, localizado na região da Chapada Diamantina, passou por um incêndio florestal de grandes proporções no último final de semana.
Segundo, informações de moradores da localidade o incêndio foi controlado pelos brigadistas voluntários com membros da Secretaria do Meio Ambiente do município que em função da agilidade da equipe foi possível evitar a destruição de áreas de preservação ambiental. Visto que seria um grande prejuízo ambiental e econômico para cidade que também vive do turismo local.
Conforme, imagem que circulam nas redes sociais é possível perceber que mesmo diante da agilidade dos brigadistas as chamas ainda se alastraram rapidamente atingindo uma área de vegetação.
Em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas informou que, com a diminuição das chuvas, o tempo está mais propício para o aumento dos incêndios florestais.
A localidade que chegou ser afetada fica perto de um dos pontos turísticos da região, o “Pico do Itobira”. Ação dos brigadistas possibilitou a preservação de áreas importantes do ponto de vista hídrico e ecológico para cidade e toda região chapadeira. Sendo que Rio de Contas é uma das cidades turísticas da Chapada mais procurada em tempos “normais”.