No último dia (01), o programa Jornal do Meio Dia, que vai ao ar de segunda à sexta pela Rádio Nova Web de Seabra recebeu Ivana Francisca para falar sobre a campanha do “Outubro Rosa”, em Seabra e na região como forma de prevenção ao câncer de mama.
A entrevista foi mediada pelo âncora do programa Nerisvaldo Sobrinho que inicialmente começou perguntando como será a campanha esse ano. Ivana respondeu dizendo que: “A campanha será de uma maneira tranquila onde as mulheres possam ter coragem de enfrentar os seus desafios, visto que até o próprio nome “câncer” assusta, para além da autoestima da mulher que termina sendo afetada, bem como a sua relação com o seu corpo”.
Na ocasião, a entrevistada colocou também que esse ano a campanha abordará a saúde do homem, envolvendo a prevenção aos câncer de proposta, visto que muitos homens não se preocupa em procurar ajuda medica quando necessário, principalmente por conta do tabu da masculinidade.
Durante a entrevista Ivana trousse alguns dados interessantes acerca do câncer de mama, onde segundo ela já são mais sessenta e sei mil e oitenta mulheres em tratamento na região, visto que muitas famílias em Seabra ainda passam por dificuldades financeiras para dá continuidade ao tratamento e na busca pelos medicamentos em Salvador, principalmente por conta da pandemia da COVID-19.
O comentarista político do programa prof. Rodrigo Santana perguntou se existe mulheres que estão mais expostas ao câncer de mama ir se é possível definir um perfil social? Ivana respondeu que não, no entanto, ela argumentou dizendo que o câncer têm três fatores que são determinante nesse processo a questão genética, o meio ambiente e alimentação, ou seja, mulheres que estão mais expostas a esses fatores tendem a ter o câncer de mama, por isso é necessário um cuidado e atenção maior.
Ao final da entrevista Ivana pontou que esse ano a equipe da campanha “Outubro Rosa” vai estar confeccionando mascaras por meio das costureiras da cidade para vender, bem como será realizado também um bingo solidário como forma de ajudar as famílias mais necessitadas que precisam dá continuidade no tratamento.
Assim, o âncora do programa finalizou o bate papo dizendo que durante este mês de outubro em Seabra, iremos abordar o tema nas emissoras de rádios da cidade e nos canais como no Chapada News para encorajar mulheres a realizarem seus exames.
Por Rodrigo Santanna.