Com a proximidade das festas de fim de ano, ao tempo em que os número de novos casos, mortes e internações por Covid-19 crescem, o governo da Bahia criou uma campanha de conscientização que apela para o sentimento de culpa da população.
O VT foi compartilhado nas redes sociais pelo governador Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (21).
No vídeo uma jovem comparece a uma festa de ano novo com amigos. Inicialmente todos estão de máscara, mas retiram o equipamento de proteção individual (EPI) em alguns momentos. Na cena seguinte a personagem aparece deitada na cama contando para a mãe sobre a comemoração, o cenário então muda e ela aparece em um leito hospitalar enquanto a mãe chora ao lado. O vídeo é finalizado com a frase “Só não diga que não sabia. Coronavírus mata”.
Os números da pandemia da Covid-19 na Bahia voltaram a crescer após o período eleitoral. Durante a campanha foram inúmeros os relatos e episódios com aglomerações e desrespeitos às recomendações de saúde para evitar o contágio pelo coronavírus.
Assista:
https://twitter.com/i/status/1341173401726185478
Após o pleito e com a proximidade das festas de fim de ano, o governo do estado editou o decreto que proibia festas e shows de qualquer natureza. Está autorizada a realização de cerimônias de casamento e solenidades de formatura, com até 200 pessoas. Os eventos não podem ter parte festiva.