Foi concluída a primeira etapa de mapeamento de sítios arqueológicos pré-coloniais, através do projeto “Chapada Sul Pré-Histórica”, coordenado pela historiadora Ingrid Barbosa, conforme descreve a Sematur Ibicoara (Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, na Chapada Diamantina.
Foram mapeados 18 sítios ainda não cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo dois localizados no território de Itaetê e cinco no território de Iramaia. Dos onze locais mapeados no território de Ibicoara, quatro encontram-se na área do Parque Natural Municipal do Espalhado – PNME.
Além disso, a equipe do projeto já realizou o reconhecimento de outros 19 sítios anteriormente já reconhecidos pelo Instituto federal, em Ibicoara. O órgão frisa que a ampla visitação a estes sítios sem um devido cuidado prévio de setores competentes, pode gerar impactos diretos e prejuízos para pesquisas acadêmicas arqueológicas, além de possível depredação, como foi verificado já em alguns dos locais mapeados pela equipe.
“A SEMATUR busca, assim, trazer esses espaços para conhecimento local com responsabilidade e todos os cuidados necessários, partindo da observação de questões burocráticas, como o devido cadastro e reconhecimento dos sítios pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, além da elaboração de plano de manejo eficiente que garanta a conservação do patrimônio histórico e do meio ambiente do entorno”, descreve a Secretaria em suas redes sociais.
Conforme o órgão, trata-se de um amplo levantamento acadêmico, de alta relevância para a memória, história e meio ambiente regional. Em ações futuras está prevista a apresentação dos sítios para a comunidade interessada, além de oficinas de educação patrimonial e ambiental para condutores locais, proporcionando capacitação especializada, em parceria com arqueólogos e pesquisadores.
Chapada News