A Bahia registrou, no início da noite desta terça-feira (4), os primeiros casos da ‘flurona’, dupla infecção pela Covid-19 e pela gripe (H3N2). Os casos foram registrados em Salvador, Feira de Santana e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
De acordo com a Sesab, os pacientes são cinco do sexo masculino e três do sexo feminino, com idades ente 13 e 91 anos. Não há óbitos registrados nas coinfecções. “É muito importante a prevenção. É importante lembrar que a Síndrome gripal e a Covid são mais espalhados se a gente não usar máscaras. Então os métodos de barreiras continuam os mesmos. Uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento físico. Muito importante essas medidas”, disse Tereza Paim, secretária de saúde do Estado.
A secretária também destacou a importância de se atentar aos sintomas e buscar, com brevidade os serviços de saúde em caso de febre, espirros e dores no corpo. “Procure uma unidade de saúde e seja assistido. Aos idosos, gestantes e crianças com imunossupressão, é muito importante usar medicamento especifico, então procure uma unidade de saúde”, disse.
Até o início da manhã, a Sesab não havia notificado nenhum caso da dupla infecção, como informou a pasta ao Bahia Notícias. Também nesta terça, a Sesab informou que, desde o início do mês de novembro de 2021 até esta terça-feira (4), a Bahia registrou 1.447 casos da gripe (H3N2), distribuídos em 114 municípios.