A operação de prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia ganhou reforço, com a inclusão de 23 bombeiros militares nesta segunda-feira (10). E o município chapadeiro de Lençóis foi um dos contemplados. O novo grupo se juntou aos 193 agentes que atuam em quatro bases da corporação instaladas nas cidades de Lençóis, Barreiras, Juazeiro e Vitória da Conquista.
O objetivo do grupo é evitar o surgimento de queimadas nas matas e atuar contra a proliferação, integrando as ações do Programa Bahia sem Fogo. A ação conta também com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Cada uma das bases do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia atende um grupo de municípios. A atuação da base de Lençóis envolve os municípios de Piatã, Iraquara, Xique-Xique e Ibipeba.
Já a base de Barreiras, inclui o trabalho de combate e prevenção ao fogo em Ibotirama, Muquém do São Francisco, Barra, Angical, Barreiras, Santa Rita de Cássia e Mansidão.
Na região Norte, as ações se estendem aos municípios de Curaçá, Pilão Arcado, Jacobina e Senhor do Bonfim. No Sudoeste, entram também as cidades de Rio de Contas e Paramirim.
No momento, o trabalho das equipes conta com quatro aviões do Programa Bahia sem Fogo em Ibotirama e dois em Barra. Já foram solicitados mais dois aviões para a região da Chapada Diamantina.
Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marquesine, embora as ações de prevenção e combate a incêndios florestais sejam executadas durante todo o ano pelas forças da Bahia, a operação promove reforço especial para as iniciativas durante o período do ano com maior vulnerabilidade para ocorrência de incêndios florestais.
O conjunto de medidas executadas inclui monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados. Há, ainda, cursos e eventos para sensibilização de comunidades em áreas propícias à ocorrência de incêndios.