Para fortalecer os grupos que atuam com o processamento de derivados da mandioca e quintais produtivos, de município dos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe, foi assinado, nesta quinta-feira (13), um convênio entre o Estado da Bahia e a Cooperativa Agropecuária da Rede de Mulheres e Jovens da Agricultura Familiar do Semiárido (Coomafs), localizada em Jacobina.
Por meio do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), serão destinados recursos da ordem de R$ 462,5 para a cooperativa.
O investimento vai contribuir com a identidade visual da cooperativa, além de possibilitar a aquisição de equipamentos para a produção, exposição e padronização dos produtos, e equipamentos para o setor administrativo. Também serão realizadas capacitações voltadas para o cooperativismo, manejo e produção.
A cooperativa trabalha com produtos derivados da mandioca como bolos, pães, beijus, biscoitos, avoador, salgados e pizzas; bananas chips, geleias, temperos, geladinhos e picolés, cocadas de côco e de licuri e licor.
Segundo a presidente da Coomafs, Aline Silva de Jesus, o convênio será de extrema relevância para a sustentabilidade da rede Semiárido Forte. “Vamos ampliar o campo da comercialização, abrangendo os mercados convencionais e institucionais, contribuindo na autonomia econômica e financeira de nós agricultores”.
CN com informações de assessoria.