O Prefeito de Piatã, na Chapada Diamantina, Marcos Paulo (PDT), emitiu uma nota de esclarecimento, nesta terça-feira (22), lamentando a informação de mais uma etapa de demissão em massa que deverá ocorrer na mineradora inglesa Brazil Iron, a qual atua no município há 12 anos. Essa ação causará fortes impactos financeiros para os trabalhadores e para o município
Segundo a empresa, que também emitiu um comunicado na segunda-feira (21), a companhia irá passar por um processo de transformação muito grande, para readequar toda a planta de operação no município, trazendo melhorias, mas que ocasionará a interrupção da mina Mocó, e consequentemente, muitas demissões.
O Gestor ainda salientou que apesar da mineradora estar atuando há 12 anos no município, nunca obteve licenças ambientais definitivas, somente para pesquisas, apesar de todos os esforços empreendidos. E são licenças que dependem da avaliação dos órgãos competentes na esfera estadual.
Marcos ainda destaca que essa decisão cabe tão somente à Companhia, que é uma empresa privada, e que a gestão municipal não tem nenhuma ingerência, salvo as que digam respeito ao que confere a legislação. E reafirmou sua solidariedade aos trabalhadores atingidos, bem como se põe à disposição da Companhia para a retomada das atividades.
“Por fim, reafirmo minha solidariedade aos trabalhadores atingidos por essa mudança repentina. Seguimos confiantes e à disposição para contribuir para a retomada das atividades da mineradora, dentro dos nossos limites legais de atuação, e o breve retorno dos colaboradores”, encerra a nota de esclarecimento.
Chapada News
Leia também
https://www.chapadanews.com/piata-mineradora-brazil-iron-comunica-fortes-mudancas-na-planta-de-operacao-em-piata-que-ocasionara-a-interrupcao-da-mina-moco/