O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou que ele cumprirá, em breve, uma agenda especifica por território, e no Território da Chapada Diamantina, ele irá anunciar algumas obras e dentre elas estão as obras de pavimentação asfáltica das estradas que ligam Seabra ao povoado de Jatobá, Seabra ao povoado da Lagoa da Boa Vista que se estenderá até o Vale do Paraíso e de Boninal a Nova Colina. Essa declaração foi dada ao repórter Nerisvaldo Sobrinho, do Chapada News, no último sábado (18), quando o governador esteve em Palmeiras, para abertura oficial do Carnaval 2023.
Nerisvaldo ainda lembrou ao governador que estas pavimentações foram promessas de campanha do ex-governador Rui Costa, inclusive, feitas em palanque político em Seabra, às vésperas das eleições em 2022. Jerônimo então frisou que em reunião com o presidente Lula (PT), o mesmo pediu para o estado indicar três obras para negociação com o governo federal, e Jerônimo disse ter pedido mobilidade que englobasse as BRs pudessem passar por manutenção de qualidade e duplicação. E onde não existem, possam realizar a construção de estradas federais. Uma vez que hoje quem faz essas manutenções é o Estado.
“A 242 é uma estrada importante para esse Território, liga à 116 e um trecho da 101, tanto a Chapada quanto o Oeste. Então tem um acordo com Lula para podermos pensar sobre isso. E as rodovias estaduais, nós estamos fazendo agenda específica por território, e eu vou voltar aqui e vamos fazer um anúncio de obras para a Chapada e as três posso garantir que estão dentro dela [agenda]”, declarou o governador Jerônimo Rodrigues.
Essa declaração traz esperanças aos moradores de Seabra e Boninal, porém, são obras que estão intrinsicamente ligadas ao município, logo, entende-se que é preciso um grande empenho dos representantes políticos (vereadores e deputados), para garantir a execução desses serviços, pois, se nada for feito por esses representantes políticos, Seabra e Boninal correm o risco de não ver suas obras concluídas e permanecer no atraso que se estende a muito tempo.
Como bem lembra Nerisvaldo Sobrinho, é preciso ter cuidado com a narrativa atrasada de opositores, onde não querem a inauguração de uma determinada obra, simplesmente porque não é o seu prefeito ou seu candidato quem irá inaugurar. Atraso que vem deixando a Chapada Diamantina em grande defasagem evolutiva em comparação com regiões vizinhas, a exemplo de Itaberaba e Irecê.
O vídeo abaixo traz uma reflexão necessária, forte e impactante para os moradores da região, trazendo o público para uma nova forma de ver a política. É preciso que as “brigas” de representantes políticos sejam feitas com execução de obras. Quem fizer mais, ganhará o apoio da população. Acompanhe!
Chapada News