CN

Pesquisar

CHAPADA: Mulheres de assentamentos da Chapada Diamantina são protagonistas em vídeo lançado pela e Sem e o Inema

FOTO: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apresentam uma produção audiovisual que destaca as oficinas de Culinária Sustentável realizada para mulheres dos assentamentos Colônia, Baixão e Europa, todos no município de Itaetê. O vídeo é um dos produtos do Plano de Ação Territorial – PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia, coordenado pelo Inema e com aporte de recurso do Projeto GEF Pró-espécies, tendo a coordenação nacional do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e como agência executora o WWF Brasil.

“Realizada em 2022, a oficina trabalhou a elaboração e execução de receitas com produtos dos quintais dessas mulheres, com vistas a gerar segurança alimentar e renda. O resultado foi que a troca de conhecimento entre elas foi fantástica. Aprenderam como utilizar frutas, hortaliças, verduras de seus quintais, em receitas deliciosas, minimizando o desperdício. Esse vídeo conta um pouco dessa história que ainda não teve fim. Estamos todas juntas solicitando o apoio do projeto para construção de uma cozinha comunitária”, explicou a bióloga do Inema e coordenadora do PAT, Sara Alves.
O desenvolvimento deste projeto tem como objetivo sensibilizar, formar e envolver a sociedade local com vistas à redução da pressão de coleta e comércio de espécies ameaçadas, assim como a promoção do turismo sustentável e a mitigação dos impactos da expansão urbana. A educação ambiental é um instrumento estratégico para o alcance dos objetivos do PAT, por meio da utilização de metodologias participativas é possível promover a mobilização das comunidades da região no enfrentamento dos problemas socioambientais relacionados à conservação das espécies.

 O território delimitado no PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia engloba 56 municípios, abrangendo uma área de mais de 3,9 milhões de hectares no estado da Bahia. O plano visa a conservação que engloba 17 famílias da Fauna e Flora, totalizando 27 espécies alvo ameaçadas de extinção. O Território está inserido quase totalmente (aproximadamente 97,5% da área) no Bioma Caatinga e sua porção leste no Bioma Mata Atlântica.
O Pró-Espécies busca minimizar os impactos sobre as espécies ameaçadas no Brasil, especialmente 290 criticamente ameaçadas, que não estão em áreas protegidas, nem são contempladas pelo Plano de Ação Nacional e Unidades de Conservação. Atuando em pelo menos 12 áreas-chave para conservação de fauna e flora, totalizando nove milhões de hectares, visando o envolvimento de 13 estados brasileiros. Para mais informações acesse o link https://proespecies.eco.br
Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo