Rio de Contas, a terra mãe da Chapada Diamantina, é uma das cidades mais antigas da Bahia. Com seus traços antigos e belezas naturais, a cidade é um livro de contos a céu aberto e está rumo aos 300 anos de história.
Conheça um pouco mais sobre Rio de Contas
Uma cidade que encanta por suas belezas naturais e rica história. Seja pelas igrejas históricas como a Igreja Sant’Ana, construída por pessoas escravizadas no séc. XIX, ou a Igreja Matriz, considerada o mais relevante exemplar da arquitetura religiosa do sertão baiano. Ou pelo Teatro São Carlos, o mais antigo teatro da Bahia, cuja inauguração data de 1892, que faz parte do charme e delicadeza da cidade.
A arquitetura da Casa de Fundição, onde o ouro era derretido e transformado em barras, também chama a atenção por suas janelas. E falando em ouro, ele foi um dos responsáveis pela origem das povoações na cidade.
Rio de Contas também é conhecido por suas paisagens naturais, como a exótica e delicada flor de Pequi, as orquídeas e rosas que embelezam as praças e casas da cidade, além da cana de açúcar, uma das bases da antiga e nova economia do município, e do café, produzido nas altas serras do Mato Grosso colonial e degustado saborosamente pelo nosso povo.
Não podemos esquecer de mencionar as atrações turísticas como a Cachoeira do Fraga, o principal cartão-postal natural da cidade, a Estrada Real, construída em 1726, e hoje uma trilha de passeio que encanta por sua construção em lajes de pedra, e o Pico do Itobira, um dos mais altos do Nordeste, admirado pelos amantes do ecoturismo.
A gestão comemora os 300 anos de Rio de Contas com postagens e paisagens belas da cidade, como o esse belo texto acima.
Chapada News
Ver essa foto no Instagram