Representantes de instituições estaduais apresentaram, na Câmara Municipal, no último dia 07, o Pró Espécies, um Plano de Ação Territorial (PAT) para conservação de espécies ameaçadas de extinção do território Chapada Diamantina – Serra da Jibóia. Esse foi o primeiro encontro do projeto que tem como objetivo a preservação de espécies ameaçadas, através da Educação Ambiental.
Com a participação de moradores, estudantes, empresários, representantes de guias, artesãos, Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo, Corpo de Bombeiros e CIPPA, foi iniciado um diagnóstico local, através de discussões em grupo e questionários.
Para tentar diminuir as ameaças a 27 espécies identificadas na região, o projeto será desenvolvido integralmente com a comunidade com etapas que envolvem articulação e mobilização, diagnóstico da realidade local, formação de mobilizadores e diversas campanhas de Educação Ambiental.
A bióloga do INEMA Sara Alves, coordenadora do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jibóia, destacou detalhes do projeto e enfatizou a importância da participação dos moradores. Ela apresentou a cartilha Conservação de Fauna Silvestre na Bahia elaborada no projeto, com orientações e políticas de proteção da fauna e ações para restauração de áreas.
Segundo informações do PAT, o projeto engloba 56 municípios, perfazendo uma área de 3.918.743 hectares no estado da Bahia onde ocorrem 27 criticamente em perigo de extinção. O Plano também prevê uma formação para moradores através de cursos como de fiscalização ambiental e turismo sustentável.
O projeto será realizado através de uma parceria entre o INEMA, a SEMA e o WWF Brasil com apoio da Prefeitura Municipal. (Com informações da Assessoria).