A Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris em Salvador, segue com programação diversa nesta última semana de março. Nos dias 29 e 30 está confirmada a exibição do longa metragem “Brilhante”, de Conceição Senna, na Sessão Cinemateca da Bahia.
O filme de 2005 conta a história do filme Diamante Bruto (1977), que flagra em Lençóis, pequena cidade da Chapada Diamantina (BA), um lugar arruinado pela decadência dos garimpos, sua única atividade econômica. Para os habitantes, o resgate teve início com Diamante Bruto, que mostrou a cidade ao mundo. Brilhante conta essa história de amor entre uma cidade e um filme.
Sinopse – Em 1977, o filme Diamante bruto flagra em Lençóis (pequena cidade no interior do estado da Bahia) um lugar arruinado pela decadência dos garimpos, sua única atividade econômica. É o fundo do poço de uma crise instaurada pelo escasseamento dos diamantes no início do século 20, quando a cidade contava com 30 mil habitantes. Destes, sobram apenas quatro mil e a maioria está na miséria. Vinte e cinco anos depois, Lençóis é um dos mais promissores centros turísticos do país, seu conjunto arquitetônico foi restaurado e os bairros periféricos, urbanizados. Para os habitantes, o resgate teve início com Diamante Bruto, que mostrou a cidade ao mundo. Brilhante conta essa história de amor entre uma cidade e um filme.
SERVIÇO
Sala de Cinema Walter da Silveira – Sessão Cinemateca da Bahia
Filme: Brilhante (2005)
Diretora: Conceição Senna
Quando: 29 de março, às 15h | 30 de março, às 18h30
Gratuito