CN

Pesquisar

CHAPADA: Moradores de Itaetê temem impactos ambientais na Serra da Chapadinha após mineradora de ferro iniciar trabalhos na região

FOTO: Reprodução

Moradores de Itaetê, na Chapada Diamantina, vêm denunciando uma mineradora de ferro por conta dos impactos que podem estar sendo causados após exploração de minérios na Serra da Chapadinha. Pessoas que residem na região, estariam temendo desmatamento e por consequência a redução de oferta de água entre outras ações prejudiciais ao solo.

A empresa em questão realizou aberturas de vias, desmatamento e sondagens e verificaram o teor de ferro elevado justificando a implantação. A mesma recebeu um alvará de pesquisa da ANM que permite a retirada legalmente de mais de 300 mil toneladas de ferro ao ano, enquanto solicitam a lavra definitiva, procedimento normal de todas as empresas de extração.

Ainda segundo moradores, o transporte e movimentação da empresa teve acesso liberado pela prefeitura de Itaetê, porém, a mineradora estaria passando dos limites quando extrapolou as permissões concedidas no alvará, que refletem em impactos relevantes no bioma da região. Os residentes da localidade afirmam que a empresa não tem a liberação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) – órgão responsável pela política estadual de meio ambiente e licencia empreendimentos e atividades de impacto ambiental regional. (Por Informe Barra).

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo