O Jornal Meio Dia recebeu nesta Terça-feira (9), Delzair Anjos, coordenadora de gestão do Cadastro Único (CadÚnico) na cidade de Seabra. Delzair abordou sobre a temática do cadastro único, incluindo o programa Bolsa Família.
O CadÚnico é um instrumento coordenado pelo Ministério da Cidadania que tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda, sendo também pré-requisito para participação em mais de 30 programas e serviços disponibilizados.
O papel de Delzair é justamente coordenar as atividades e a equipe do cadastro único. Planejando, monitorando e avaliando as ações de cadastramento. “Quando falamos de cadastro único, estamos falando de porta de entrada para programas sociais” Diz Delzair.
Durante o período da pandemia o setor de cadastro único continuou com os trabalhos em regime fechado, obedecendo todas as normas de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Este trabalho foi contínuo devido a preocupação dos assistentes socias em garantir o apoio a população seabrense no que diz respeito a serviços, benefícios, programas e projetos.
É de suma importância que o setor atende ao cadastro do Bolsa Família, mas também a todos os programas sociais. Por isto a importância do órgão responsável pelo Cadastro Único na atualização e regularização dos indivíduos no CadÚnico.
O cadastro único é atualizado de dois em dois anos. Para isto, o setor de cadastro único recebe as orientações do Governo Federal para fazer o cadastro. Atendendo à estas orientações, está sendo feito o recadastramento da população para reconhecimento se tem direto ou não dos programas sociais, incluindo o Bolsa Família. Confira a entrevista na integra:
Seabra tem quatorze mil e oito famílias cadastradas, a média é de 2,8 pessoas por cadastro, ou seja, aproximadamente 35 mil pessoas para fazer este recadastramento.
Para este recadastramento, os assistentes sociais acompanham às famílias beneficiárias do programa Bolsa Família visando à orientação e acompanhamento de possíveis descumprimentos de condicionalidade, a fim de promover a viabilização do acesso à direitos sociais e políticas públicas que primam pr minimizar as vulnerabilidades que estes estejam susceptíveis.
Vale ressaltar que o acompanhamento de descumprimento de condicionalidade em especial, primam por identificar as vulnerabilidades e lançar mãos de estratégias entre a rede de proteção para auxiliar às famílias.
Para atender toda a população e garantir a atualização de dados, principalmente daquelas famílias ou indivíduos que tiveram o benefício bloqueado, o setor de cadastro único de Seabra fez um cronograma de atualização de cadastro.
Todos os agentes comunitários do município já sabem o dia que irão receber os assistentes sociais para as visitas, onde não tem agentes comunitários os responsáveis para divulgar essas visitas são os presidentes das associações da comunidade.
Após a regularização dos dados e o governo constando que o indivíduo tem direto ao recebimento, este pagamento é feito.
O objetivo é conseguir regularizar o cadastro para que desta forma a população consiga ter acesso aos benefícios, quando lhe for de fato atribuído.
Chapada News