Promover redução da desigualdade ao oferecer internet gratuita. Esse é mote principal do Conecta Bahia, programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Na última semana, a iniciativa chegou a mais uma praça do interior da Bahia, dessa vez no município de Nova Redenção. O Wi-Fi gratuito pode ser acessado na Praça do Comércio de Nova Redenção.
A ação, que conta com investimento total de R$ 11,2 milhões, deve alcançar, inicialmente, 375 praças em cerca de 180 cidades. Ao disponibilizar a gratuidade, o Conecta Bahia tem o objetivo de democratizar o acesso à informação, por meio da inclusão digital, e contribuir para a redução da desigualdade social, proporcionando conexão para os cidadãos que não têm condições de pagar um pacote de dados.
O secretário André Joazeiro destacou a importância de oferecer conexão gratuita para os cidadãos. “Esse é um dos maiores projetos de inclusão digital do país. A partir do momento que oferecemos gratuidade, permitimos que aqueles que mais precisam e que, porventura, estejam em condições de vulnerabilidade, passem a ter acesso à informação, a serviços, cursos e diversos outros tipos de conteúdo”, disse.
Além de Nova Redenção, a cidade de Rio de Contas também será beneficiada com o programa de inclusão digital, o decreto foi publicado na última terça-feira (27), pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tendo como objetivo ampliar e facilitar o acesso à Justiça, evitando o deslocamento do jurisdicionado à sede da comarca e gastos relevantes “para a economia doméstica e para o erário”.
O TJ-BA assinará termos de cooperação técnica com cada município para cessão de imóveis, com vigência de 60 meses. Nos locais serão atendidos os cidadãos que não possuem acesso à tecnologia adequada para alcançar os serviços remotos, ou aqueles que não apresentam conhecimentos suficientes para acessar tais serviços sem auxílio, objetivando a realização de audiências por meio do sistema de videoconferência e acesso, irrestrito, ao Balcão Virtual e à Central de Agendamento para atendimento remoto, bem como ao Serviço Digital Assistido.
Fonte: Vinny Publicidade e Bahia Notícias