O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ir à abertura do Foro de São Paulo – uma reunião de partidos e organizações de esquerda – que acontece na quinta-feira (29) em Brasília.
A decisão de Lula carrega um grande custo político, já que a direita brasileira critica muito o evento. Segundo a percepção dos partidos de direita, o Foro de São Paulo reúne movimentos que fazem apologia a ditaduras de esquerda.
Dentro do Planalto, aliados de Lula avaliam de modo diferente a decisão do presidente. O petista é um dos fundadores do Foro e, para ele, se trata de comparecer a uma reunião de partidos de correntes democráticas da esquerda.
A proximidade ao Foro de São Paulo não é consenso nem mesmo dentro do PT, há correntes mais próximas e menos próximas do evento.
Foro de São Paulo
O evento de 2023 é o primeiro encontro presencial do Foro após a pandemia de Covid-19 e ocorrerá em Brasília entre quinta-feira (29) e domingo (2).
O 26º encontro do Foro de São Paulo terá como lema a “Integração Regional Para Avançar a Soberania Latino-americana e Caribenha”.
A primeira reunião do grupo aconteceu em julho de 1990, após a derrubada do Muro de Berlim, para discutir o posicionamento da esquerda no mundo. Se reuniram 48 partidos e organizações de esquerda de diversos países na cidade de São Paulo.
Deste encontro surgiu a Declaração de São Paulo, documento que expressa os princípios e objetivos dos participantes.
Agenda
Quinta-feira (29/06)
- 9h: Credenciamento;
- 10h às 17h: Seminário FPA e FMG “A integração regional latino-americana e caribenha, e os desafios dos governos de esquerda e progressistas”;
- 17h às 18h30: Reunião de Parlamentares;
- 19h: Inauguração do XXVI Encontro e Homenagem a Marco Aurélio Garcia.
Sexta-feira (30/06)
- 9h: Encontro de Mulheres e Diálogo entre o Foro de São Paulo e as Redes/Plataformas de Luta de Movimento Social e Popular;
- 14h30: Encontro de Jovens e Diálogo entre o Foro de São Paulo e as Redes/Plataformas de Luta de Movimento Social e Popular;
- 17h às 19h30: Colóquio Sobre a Situação Brasileira e as Políticas de Governo.
Sábado (01/07)
- 9h: Reunião de Escolas e Fundações e Seminário: Comunicação e redes sociais;
- 15h às 17h: Seminário FSP-Partido de Esquerda Europeia: “Visões compartilhadas”, Painel FSP e Socialismo Democráticos da América (DSA): Panorama Político Estadunidense e Campanhas de Solidariedade nos EUA;
- 17h: Ato: Bicentenário da Doutrina Monroe e a Luta pela Paz na América Latina e Caribe;
- 19h: Reunião do GT: Declaração Final e Resoluções;
- 19h: Festa de Confraternização do PT.
Domingo (02/07)
- 9h: Plenária Final.
Fonte: CNN