O Jornal do Meio Dia desta sexta-feira (30), recebeu a presidenta do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Seabra (COMPIR) Neli Machado.
O COMPIR foi criado em 2021 na cidade de Seabra que tem por finalidade deliberar e fiscalizar programas e ações voltadas para a promoção de igualdade racial.
Neli ainda complementa que o COMPIR tem a função de monitorar a fiscalização do munícipio seja relacionado ao poder público ou as entidades civis. “Por exemplo, uma entidade que trabalha representando a religião de matriz africana, se por acaso dentro desta entidade tiver uma denúncia de racismo, discriminação ligado a raça, gênero ou cor o COMPIR tem a função de ir lá acompanhar, fiscalizar, fazer os devidos encaminhamentos e também de provocar junto à comunidade a fomentação de políticas públicas voltados para esta questão”, relatou, Neli.
Processo Eleitoral
As comunidades são convidadas para estarem na reunião. Nesta reunião conta a participação de 16 pessoas, sendo oito representantes do poder público e os demais representantes da sociedade civil. A eleição é feita através da votação. Para ter direito ao voto é necessário que o eleitor faça parte de alguma organização formal, como por exemplo uma associação indígena, organizações voltadas as comunidades quilombolas, religião de matriz africana, religião de matriz afro-brasileira ou alguma entidade que trabalha com igualdade racial.
1° Seminário sobre Saúde da População Negra em Seabra
O COMPIR com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Reparação Racial de Seabra, Conselho Municipal de Saúde, Universidade Estadual da Bahia e Instituto Federal de Educação fará o 1º seminário sobre Saúde da População Negra no dia 07 de julho de 2023 das 08:00 as 17:00h na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
O objetivo é proporcionar o debate sobre possíveis determinantes socioculturais e históricos que podem interferir na vida e na saúde da população negra e analisar sobre o cuidado direcionado a este segmento na rede pública. O público alvo serão: agentes comunitários, profissionais da saúde, estudantes, lideranças comunitárias e comunidade em geral.
As inscrições para o evento acontecerão no dia e serão entregues certificados.
E no dia 06 de julho de 2023 acontecerá também uma noite cultural na Universidade do Estado da Bahia, um dia antes do seminário. Irá ter início às 19:00 até às 22:00h com muita declamação de poesias, apresentações e muito mais.
Veja vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=wVLUWwY3W8A
Chapada News