O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já está em Buenos Aires, na Argentina, onde assumirá, nesta terça-feira (4), a presidência rotativa do Mercosul — bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além dos ‘Estados Associados’ —, após 13 anos distante. O chefe do executivo brasileiro chegou ao país vizinho com a primeira-dama Janja Lula da Silva e receberá o comando do bloco do atual mandatário e aliado, o presidente argentino Alberto Fernández.
Pelas regras da organização, que foi criada em 1991, os quatro países titulares do Mercosul se revezam na presidência do bloco econômico, com mandatos que duram seis meses. A mudança na liderança do bloco acontecerá durante a 62ª reunião dos chefes de Estado pertencentes ao bloco econômico sul-americano, que será realizada em Puerto Iguazú, na região da província de Misiones, na Argentina.
Essa reunião vai encerrar o mandato do governo argentino, que havia decidido realizar a cúpula na cidade que tem a tríplice fronteira internacional composta por Argentina, com a cidade Puerto Iguazú, Brasil, com a cidade de Foz do Iguaçu, e o Paraguai, com a Cidade do Leste.