CN

[adrotate group="1"]
Pesquisar

CHAPADA: Equipes do IFBA Jacobina são as melhores do estado da Bahia e da região Nordeste na ONHB

Foto: Reprodução

Sob orientação dos professores Carla Côrte e Jorge Luz, 15 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Jacobina do IFBA, no norte da Chapada Diamantina, estão se preparando para a grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que ocorre em Campinas, no fim do mês de agosto.

Os cinco trios se classificaram para a fase presencial e última etapa da competição após passar por seis fases online, com duração de uma semana cada uma. Duas das cinco equipes conquistaram as melhores colocações do estado da Bahia e da região Nordeste, tendo as passagens aéreas pagas com recursos da ONHB.

Os docentes, por sua vez, foram contemplados com um curso de formação continuada, que será ministrado por professores do Departamento de História da Unicamp, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro deste ano.

“Das 32 equipes baianas que chegaram à final, cinco são do IFBA – Jacobina. Esse resultado é muito significativo pra nós e demonstra a qualidade do trabalho realizado no campus. Em sala de aula, priorizamos o ensino além do livro didático, levando documentos históricos e referências atualizadas para compreender a História do Brasil e Geral, ou seja, o mais próximo do trabalho do historiador. E essa é justamente a metodologia da ONHB, o que facilita a participação dos nossos estudantes. Curtir essa vitória com as meninas é reconhecer que estamos no caminho certo”, explica o professor Jorge Luz, que acompanhou o trio Maria’s Quitérias.

Fique por Dentro

A 15ª edição da ONHB trouxe a questão indígena para o centro do debate, devido, sobretudo, às trágicas e recentes condições em que viveram os Yanomami, isolados e desassistidos pelo governo federal, sob o ataque constante de garimpeiros, em crise sanitária e padecendo com a fome.

As provas incluíram questões de múltipla escolha e tarefas. O conteúdo apresentado permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.

(Por IFBA/Jacobina)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo