Uma ação da 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultou na prisão de uma mulher no centro de Jacobina, no norte da Chapada, na manhã do último sábado (22/7), após denúncia anônima de tráfico de entorpecentes. O fato chamou a atenção não apenas pela apreensão das drogas, mas também pelo delicado cenário em que ocorreu: a mulher estava acompanhada de sua filha, uma criança 8 anos.
Em nota enviada ao Jacobina Notícias, a 24ª CIPM informou que a prisão aconteceu na Praça 2 de Julho, uma das áreas movimentadas da cidade. A mulher, que não teve sua identidade revelada devido a Lei de Abuso de Autoridade, foi flagrada com uma quantidade significativa de entorpecentes, sendo 70 porções de maconha e 5 pinos de cocaína. Os policiais militares agiram rapidamente após receberem informações sobre a atividade ilícita que estaria acontecendo na praça.
Após realizar a abordagem, os policiais conduziram a mulher, juntamente com o material apreendido, até a sede da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde o delegado plantonista lavrou o flagrante delito por tráfico de drogas.
O aspecto mais preocupante da situação foi a presença da filha da suspeita durante o momento da prisão. Para assegurar a proteção e o bem-estar da criança, os militares acionaram imediatamente o Conselho Tutelar, órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Medidas cabíveis foram tomadas para amparar a criança e garantir que seus direitos fossem respeitados.