Na manhã de ontem (08), a Associação Comercial Empresarial e Agrícola de Seabra – ACISE realizou uma visita às obras da Barragem Baraúnas/Vazante.
Além da presença do presidente da ACISE, Jussileno Duarte um grupo de comerciantes fizeram parte da comitiva e foram recebidos pelo Engenheiro responsável pela implantação da obra, Sílvio Botelho Guimarães e por Paulo Henrique, Engenheiro encarregado da fiscalização. Também esteve presente Ana Carolina Dias, Gerente do Escritório Local da Embasa.
Essa visita teve como objetivo principal a compreensão detalhada das atividades e responsabilidades das autoridades envolvidas na barragem. A iniciativa demonstra o comprometimento da ACISE em supervisionar de perto essas questões, visando defender os interesses dos associados e, por consequência, contribuir significativamente para o aprimoramento do comércio local e o desenvolvimento da cidade.
Aprovada em março de 2017 pelo governador Rui Costa (PT) com um prazo inicial de 18 meses para conclusão, a construção da barragem de Baraúnas/Vazante, em Seabra, na Chapada Diamantina, precisou de mais uma etapa. As obras foram descontinuadas após o governo do estado extinguir o contrato com a empresa anterior, por considerar que a mesma não estava mantendo o ritmo estipulado no cronograma pactuado. O valor total do empreendimento foi orçado na licitação inicial em R$ 92.629.641,79, incluindo recursos também do governo da Bahia.
A implantação da barragem impactará 65 mil pessoas entre Seabra, Boninal e Piatã. Além da barragem, o projeto prevê a implantação de uma adutora no local, com o investimento de mais de R$ 400 mil.