CN

Pesquisar

CHAPADA: Em Jacobina, Projeto levará 14 estudantes e 1 professor da rede municipal para intercâmbio em Portugal

Foto: Reprodução

O projeto ‘Era Uma Vez… Brasil’ anunciou, na noite de quinta-feira (03 de agosto), no auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (COMUJA), em Jacobina, Chapada Norte, os nomes dos intercambistas, que embarcarão em novembro para Portugal, para vivenciarem e trocarem experiências culturais em terras lusitanas. Na região, a iniciativa conta com importante parceria da Pan American Silver, antiga Yamana Gold, patrocinadora do projeto, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.

Essa experiência será vivida por 14 estudantes e uma professora de Escolas Públicas Municipais de Jacobina, participantes do projeto. No projeto é recontada a história do Brasil, onde são trabalhadas narrativas não mostradas por livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Este é o terceiro ano de realização do projeto em Jacobina.

Serão dez dias em Portugal, vivenciando e trocando experiências culturais. Visitas a pontos históricos, Escolas e Universidades de Lisboa e regiões próximas, fazem parte do roteiro, onde terão oportunidades de intercâmbio com estudantes e professores portugueses, abordando inclusive os aspectos culturais regionais do Brasil, bem como apresentarão os produtos produzidos durante as etapas do projeto.

“Projetos que valorizam a educação e a cultura trazem um impacto positivo para o crescimento pessoal dos nossos jovens e educadores e, por consequência, representam um ganho para toda a cidade de Jacobina”, destacou Alexsandra Cruz, Secretária Municipal de Educação.

O evento também marcou o lançamento do livro de histórias em quadrinhos, reunindo 100 estórias escritas e ilustradas pelos participantes e de quatro filmes curta-metragem, produzidos pelos estudantes durante as etapas do projeto, do roteiro à filmagem, contando com o auxílio de equipe especializada na edição. Em Jacobina, o projeto contou a participação de 455 estudantes, mobilizando 14 professores e 11 Escolas, contando com o apoio permanente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo