Entre os dias 29 a 31 de agosto, nas cidades de Andaraí, Ibicoara e Rio de Contas, foram realizadas palestras da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) no território Chapada Diamantina com os temas brucelose e tuberculose apicultura e manejo de citros.
Os produtores rurais de diversas comunidades da Chapada Diamantina aproveitaram para expor dúvidas sobre doenças que impactam a pecuária baiana bem como estratégias para produção do mel e combate a pragas fitossanitárias.
A primeira palestra foi ministrada por Drª Luciana Ávila coordenadora do Programa de Brucelose da ADAB de Salvador, a veterinária retratou experiências sobre sintomas e tratamento da brucelose e tuberculose e seus impactos na saúde humana.
Rejane Noronha, veterinária e Coordenadora do setor de Apicultura assinalou aos produtores a importância de estratégias para aumentar a produção do mel na Chapada Diamantina e orientou sobre doenças que acometem as abelhas.
Ao final, a palestrante Suely Brito, fiscal, estadual e agrônoma do território falou sobre a trajetória dos trabalhos de orientação e Fiscalização na agricultura da Chapada Diamantina feitos desde 2021.
O evento foi articulado por pessoas do Território Maiudes Anjos e parcerias locais.