A charmosa vila de Igatu, situada em Andaraí, Chapada Diamantina, acaba de dar um grande passo rumo à preservação e celebração de seu rico Patrimônio Cultural Imaterial. No dia 30 de outubro de 2023, será lançado o aplicativo “Colabora Bens”, uma iniciativa que reúne e documenta as tradições, celebrações e conhecimentos transmitidos de geração em geração nessa região famosa pelas “casas de pedra.” O evento online contará com a presença dos idealizadores do projeto, os pesquisadores Maurício Oliveira e Fernanda Gallo.
O aplicativo foi desenvolvido durante a pandemia, com o propósito de envolver jovens locais no reconhecimento de seu próprio patrimônio, reforçando seus laços com a cultura e estimulando a proteção dos bens culturais imateriais da região. O conteúdo da plataforma é alimentado por 15 moradores da vila, maiores de 16 anos, que foram treinados como agentes patrimoniais durante uma Oficina de Inventário Participativo em Patrimônio Cultural Imaterial, realizada em agosto.
A pesquisadora Fernanda Gallo, idealizadora do projeto, destaca que o trabalho permitiu que os jovens se reconectassem com a história e as referências culturais da vila, muitas das quais estavam perdidas no tempo. Além disso, o projeto visa impulsionar o turismo local, destacando as atrações culturais identificadas pelos moradores de Igatu.
Durante a oficina, foram identificadas 51 referências culturais em Igatu, abrangendo áreas como Lugares, Celebrações, Formas de Expressão e Saberes. Os “saberes” compreendem habilidades como a arte da benzedura, práticas de cura com ervas, artesanato em pedra, técnicas culinárias locais e muito mais.
O aplicativo “Colabora Bens” também fornece informações sobre o calendário cultural da vila e explica o conceito de Patrimônio Cultural Imaterial. As cartilhas educativas produzidas durante a oficina de capacitação dos agentes serão distribuídas em janeiro de 2024, durante os festejos de São Sebastião, padroeira da vila.
Com informações do Jornal Grande Bhaia