O discente José Bores de Araújo Junior, do curso de Jornalismo, foi aprovado para participar de intercâmbio internacional, na cidade do Porto, em Portugal. Ele participou da seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade e Intercâmbio Internacional de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, organizado pela Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), da UNEB.
É a primeira vez que um estudante do Campus XXIII é aprovado para participar de um intercâmbio internacional e isso é motivo de grande alegria e orgulho para todos que acompanham a trajetória acadêmica do jovem e para aqueles que compõem a comunidade acadêmica. A professora Renata Nascimento, diretora do Campus, afirma que recebeu a notícia com muita alegria e satisfação, mas não com muita surpresa, já que “tenho acompanhado todo o empenho, comprometimento e envolvimento de Bores no nosso Departamento, no curso de Jornalismo e, principalmente, nesse viés crítico que ele vem tendo desde a sua chegada no Campus XXIII”. O estudante é visto como um aluno engajado, que participa ativamente da vida do Departamento, e esse resultado “foi algo esperado, no sentido de colher os frutos daquilo que se planta”, conclui a diretora.
O objetivo do Edital de intercâmbio é proporcionar aos estudantes a oportunidade de participação em programas de mobilidade e intercâmbio internacional de pesquisa, ensino e extensão em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras com as quais a UNEB mantém acordos de cooperação. A professora Gislene Gomes, coordenadora do Colegiado de Jornalismo, afirma que: “eu vivi a experiência da internacionalização na minha vida e sei o quanto isso nos expande, abre fronteiras de conhecimentos e é importante para transformar a realidade em que a gente está”. A conquista de Bores Junior irá impactar não apenas a sua formação como também a dos seus colegas, pois, como coloca a coordenadora do curso “já estou aqui com a cabeça cheia de ideias do que ele pode fazer de lá, para que os nossos alunos que estão aqui também tenham essa experiência, possam viver um pouquinho, ter um gostinho do que ele tá passando por lá”.
O discente, que escolheu disciplinas vinculadas à Escrita do Jornalismo Impresso e Online, Ética, Design e História de Portugal, se mostra preocupado com a construção de um currículo diverso e amplo que contemple questões não só acadêmicas, mas também culturais e sociais. Para isso, ele colocou entre suas prioridades conhecer a cultura local do país para o qual está indo. Sobre a importância dessa aprovação para um estudante de um Campus do interior, Bores Junior lembra do processo de interiorização da Universidade e acredita que “uma conquista como essa tem o projeto de inspirar novos estudantes, para que eles possam sonhar, mesmo estando em um Campus pequeno”, acrescentando que “participar dos projetos que a Universidade oferece amplia a sua visão de mundo e suas oportunidades”.
“Se for para ser vai ser, o destino traz e leva”
José Bores veio, em 2021, da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, para estudar Jornalismo no Campus da Uneb em Seabra. São mais de 4500Km que o separa de casa. Desde a sua chegada, o discente se mostra interessado em viver intensamente as experiências que a Universidade pode lhe proporcionar, envolvendo-se em diversas atividades dentro e fora do Campus. Morador da residência universitária, o Jornalismo sempre se apresentou como um sonho, mas dificuldades financeiras fizeram o sonho parecer improvável. O estudante diz que sempre acreditou que “se for para ser vai ser, o destino traz e leva”, e assim está sendo a sua trajetória. Após saber do resultado da seleção para o intercâmbio, o discente fez questão de fazer referência e agradecer àqueles que estiveram e estão ao seu lado nesse processo, reconhecendo que “o que nos ajuda é ter uma rede de apoio, com pessoas que acreditam em nós, que somos capazes e inteligentes, mas não só por isso, precisamos de acolhimento e esperança”.
Com informações do site https://www.dcht23.uneb.br