O voo charter da companhia aérea Lot Polish pousou no aeroporto de Salvador, no final da tarde deste domingo (29), vindo de Varsóvia, com 292 turistas poloneses a bordo. Eles tiveram receptivo da Secretaria de Turismo do Estado, com capoeiristas, baianas típicas e a percussão do bloco afro Muzenza. A cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, deram as “boas-vindas” aos visitantes.
O governo baiano negociou com a operadora Itaka, a maior do Leste Europeu, a vinda dos voos fretados de Varsóvia, até abril de 2024, sempre aos domingos, com o acompanhamento da empresa de receptivo Amahuaca, parceira da Itaka no Brasil. A estimativa é que, no período, sete mil poloneses visitem o estado e dentre as regiões de visitação estão as cidades da Chapada Diamantina.
Antes da chegada do voo, a cônsul polonesa visitou a Igreja do Bonfim, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, a Marina da Penha e o Pelourinho, pontos turísticos de Salvador que devem ser visitados também pelos turistas europeus, além de passeios pela Costa dos Coqueiros e Chapada.
“Abrimos um novo capítulo nas relações entre a Polônia e o Brasil, por meio dessa aproximação com a Bahia. Os poloneses poderão conhecer toda a beleza, a riqueza e os encantos que o estado oferece, com a possibilidade de atrair mais turistas do nosso país”, destacou a cônsul Marta Olkowska.
Com informações do Correio24horas